Sobre o conteúdo do meu Moleskine

Aqui tem de tudo, é um moleskine mesmo. A diferença é que ele vai no meu bolso e no seu também, pois você pode comentar à vontade.


Obrigado pela visita e um abraço!



Volta Redonda-RJ anos 40, 50 e 60

Volta Redonda, a Cidade do Aço, tem sua história de emancipação intimamente ligada à criação da CSN, Companhia Siderúrgica Nacional. Existem vários acervos fotográficos que contam essa história mas infelizmente nem todos são públicos, uma pena.

Essas fotos que consegui retratam a cidade nos anos 40, 50 e 60, onde as principais construções foram erguidas. Nos anos 40, principalmente, a CSN levantou os principais prédios e monumentos da cidade, escritórios administraticos, hospitais, hotéis, clubes, colégios, sem falar em bairros inteiros como Vila Santa Cecília, Conforto e Laranjal, que abrigaram boa parte dos seus funcionários. Ou seja, uma nova cidade dentro da cidade.

Se você curte carros antigos, como eu, vai ter oportunidade de ampliar as fotos e observar vários, muitos deles a serviço no dia a dia. Vamos às fotos:



Esse era a cara dos bairros recém construídos pela CSN, foto de 1945.




Uma outra casa, muito interessante por sinal, com o carrão saindo da garagem.





Construção de avenidas.





Isso aqui é dentro da CSN, na época da sua construção. Repare o Fordão número 1.




Final da contrução do viaduto que corta a malha ferroviária que dá acesso à CSN e liga o Centro ao bairro Aterrado.



Carros de socorro médico da CSN. Olha aquela Mercury woody 42!!!!




Foto tirada na cozinha do Colégio Nossa Senhora do Rosário, onde eu estudei e guardo ótimas lembranças. Reparem o fogão....rsrsrs

Pena que não consegui identificar a madre, mas certamente alguma aluna mais antiga conheça. Digo aluna porque na época dessa foto só mulheres podiam estudar no Rosário.



Posto Zero Hora, localizado em frente ao principal acesso à Usina Presidente Vargas. Nossa, quanta poluição, não é à toa que leucopenia ainda é tão comum em VR.



Final da Avenida Paulo de Frontin, ainda em mão dupla, nos anos 50.



O Hotel Bela Vista, ao fundo, era o local onde os profissionais de fora da cidade ficavam quando vinham realizar algum trabalho na CSN. O ônibus era o transporte para o Escritório Central da CSN.



Este levava para dentro da Usina ou trechos de obra em outros pontos da cidade.



Colégio Trajano de Medeiros, atualmente conhecido como Manual Marinho. Mais parece um desfile de automóveis antigos.



Colégio Macedo Soares, vista dos fundos. Eu também estudei aqui e joguei muita bola na quadra que foi construída nesse pátio vazio. Muitas saudades do "Macedo".



Ao fundo o Hospital da CSN, o melhor da região e uma bela ambulância Furgão International 1946. Impressionante é ver as ruas com as mudas de árvore novinhas, atualmente as arvores estão tão grandes...


Hotel Brasil, na Vila Santa Cecília. Foto de 1953. Aqui é o centro administrativo de VR. No fundo dessa avenida que aparece à direita da foto foi contruído o Escritório Central da CSN, um prédio enorme que abrigou todo o staff administrativo da CSN. Eu trabalhei nele, quando a CSN tinha, no total, uns 22.000 funcionários.




Construção do Hospital da CSN. Usina ao fundo. Repare nos caminhões...rs



Getúlio Vargas, em visita à cidade, passando em frente o Posto Zero Hora, indo para a a entrada principal da Usina que leva seu nome.



Hotel Bela Vista ainda em contrução. Foto do início dos anos 40.



Corpo de Bombeiros da CSN. Acho sensacional essa foto.



Pátio de chegada de mercadorias da CSN, balança rodoviária.



Essa construção à direita da foto é o Cine 9 de Abril, no final dos anos 50, talvez a maior sala de projeção ativa do Brasil, são 1500 confortáveis poltronas. Assisti muitos filmes ali.



Aqui a vista parcial da construção do Cine 9 de Abril. O Bairro no fundo ao alto é o Laranjal, também construído pela CSN.


Sempre que eu vejo essas fotos fico emocionado. Espero conseguir mais fotos, essas são do acervo da Prefeitura de VR.

62 comentários:

  1. Getulio no Rolls presidencial, belas fotos.

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Na photographia do Hotel Bela Vista, com o ônibus que leva ao escritório da CSN, só peca por haver uma só mulher, e de longe, no canto à esquerda.

    ResponderExcluir
  3. O Clube dos Funcionários e o Cine 9 de abril na Vila, foram construidos em 1960/61.

    ResponderExcluir
  4. Grande Tio Ronaldo! Acertei lá para "no final dos anos 50". Na pesquisa que fiz, a data que colhi no site da própria Prefeitura é que a ineuguração se deu em fevereiro de 59, mas prefiro acreditar em você! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Flávio,muito legal seu blog! Puxa , gostei mesmo...
    Se quiser mais fotos para o seu acervo, o Clube Foto-Filatélico Numismático tem mais...Conheço a atual diretora se quiser . Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu já fiz batida de festa junina na cozinha do Rosário! Adoro essas fotos antigas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A madre que está na cozinha do Rosário, acho que é a Madre Marta( o nariz é dela)nossa professora de Português.

      Excluir
  7. Parabéns pelo belo conjunto de imagens e memórias.
    Alfredo - Rio de Janeiro - RJ - Correio da Lapa.

    ResponderExcluir
  8. Eu não nasci em Volta Redonda, cheguei na década de 70 e saí agora no 2005. Mas me sinto mais Voltaredondense do que mineira. Amo esta cidade, parabéns pelas fotos, copiei todas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Denize, é um prazer tê-la aqui no Moleskine.

    Essas fotos são sensacionais mesmo, contam boa parte da história da cidade, Eu, que nasci nela, me emociono com algumas.

    Abraço,
    Flávio.

    ResponderExcluir
  10. Flávio,
    Emocionada fiquei eu...ainda volta pra casa!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Demais estas fotos Flávio! Um verdadeira viajem no tempo! Bom demais...

    Bj

    ResponderExcluir
  12. muito boas fotos uma viagem ....

    ResponderExcluir
  13. Uou! muitoo maneiro!
    e você sabe se tinha mesmo um hotel só para mulheres em Volta Redonda durante o início da CSN? Você teria alguma foto ou saberia onde achar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era hotel e sim um alojamento de enfermeiras ao lado do Hospital onde hoje funciona o Centro Médico

      Excluir
    2. O hotel 52 na Rua 33 e o Atual centro medico era o hotel das enfermeiras
      Existe fotos dos dois e eu tenho

      Excluir
    3. Na Rua 33 existia um hotel para as mulheres que trabalhavam no escritorio e na usina

      Excluir
  14. Cara meu filho e eu nunca imaginamos a cidade desse jeito. Eu tenho 40anos e ele 9.

    Edson Nogueira

    ResponderExcluir
  15. Achei espetacular todas as fotos, revivi um pouco do passado,principalmente com a foto do corpo de Bombeiros da CSN onde convivi de 65 a 91.
    Parabens Flavio.

    Cezar Luiz de Carvalho

    ResponderExcluir
  16. a sua iniciativa foi extraordinária:estou em volta redonda a 53 anos dos 60 que tenho:voce me emocionou com essas relíquias,realmente jóias que não tem preço;Flávio costa,parabens!!!

    ResponderExcluir
  17. Fiquei emocionado era muito crança,mas andei na construção do viaduto antes da inauguração.valeu!!!

    ResponderExcluir
  18. Lilliam de Góes Monteiro2 de abril de 2012 18:12

    Fiquei emocionada com as fotos,nasci em São Paulo mas fui criada em VR, meu pai foi um dos primeiros funcionários da CSN, estudei no Trajano de Medeiros,Colégio Batista, admissão no Macedo Soares e normal no Colégio N.S. do Rosário, me casei na Igreja de Santa Cecília (faltou foto) minhas 3 filhas nasceram no Hospital da CSN, em 1968 mudamos para o Rio de Janeiro, mas VR é a minha referência, fui nadadora do Clube dos Funcionários, joguei Basquete no Recreio do Trabalhador(meu pai era técnico de basquete ). Amei sua obra, parabéns. Lilliam de Góes Monteiro

    ResponderExcluir
  19. gostei muito das fotos eu nasci no hospital da csn mas hoje vivo em curitiba mais minha familia ainda vive em volta redonda meu avo fez parte da obra da csn e meu pai fez parte de quando a csn acabou quado foi privatizada flavio m de souza filho de ex funcionario da csn

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi, adorei as suas fotos! Obrigada! Você tem como me informar o ano em que foram tiradas as fotos da visita de Getúlio Vargas a VR e da do Corpo de Bombeiros?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liana, obrigado pela visita. Não posso garantir, mas acredito que aquela foto do Vargas foi tirada em 1 de maio de 53, dia do trabalho. A dos bombeiros não tenho referência, mas acompanha as demais, nos anos 40, época da construção da Usina Presidente Vargas.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Oi, Flavio, obrigada por responder! O Cine 9 de Abril foi, realmente, inaugurado no final dos anos 50 ( como você informa ), mais precisamente, em 27/02/1959 ( tenho a foto do programa de inauguração )
      Abraços

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  22. Maravilha! Nasci no Hospital da CSN dentro do elevador no dia 8 de dezembro de 1963.
    Estudei no Macedo Soares de 71 a 75 Curso primario, depois ETPC de 78 a 82.
    Valeu pelas fotos.

    Abracos!
    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, você subiu na vida, não?? rsrsrs Um abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  23. Recordar é viver...
    Nasci no Hospital da CSN no dia 8 de Dezembro de 1963.
    Estudei no Macedo Soares de 71 a 75 e fui da Fanfarra, tambem na Escola Tecnica Pandia Calogeras de 78 a 82 e tambem fui da Fanfarra.
    Moro nos Estados Unidos ha 27 anos duas filhas americanas e uma esposa maravilhosa.
    Grande abraco , Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber, eu também estudei no CMS. Lembra do Roteiro do Santini?? E do Dedão, que vendia doces na saída? rsrsrs Abraço.

      Excluir
  24. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.399548956731365.98407.100000287911364&type=3#!/photo.php?fbid=455790854440508&set=a.399548956731365.98407.100000287911364&type=3&theater

    PROGRAMA de INAUGURAÇÃO do CINE 9 de ABRIL

    ResponderExcluir
  25. gosto de ver fotos antigas e bom lembra o passado....

    ResponderExcluir
  26. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=455790854440508&set=a.399548956731365.98407.100000287911364&type=3&theater

    ResponderExcluir
  27. Prezados!

    Boa tarde,


    Trabalho no atendimento da Casa da Criação, estamos fazendo um trabalho para volta redonda. Como consigo imagens em alta das fotos antigas que postaram no blog
    Agradeço o retorno.

    Abs,

    ResponderExcluir
  28. Obrigado por postar essas fotos. Eu estava justamente procurando fotos antigas de Volta Redonda e encontrei seu Blog. Morei em Volta Redonda de 1944 a 1965, sendo que de 1955 a 1965 apenas em períodos durante o ano já que estudava no Rio. Meu pai foi um dos engenheiros fundadores e chegou a ser VP de Planejamento, então já no Rio a partir de 1966. Passei toda a minha infância no Laranjal e tenho inúmeros amigos de infância de então, alguns ainda moram na cidade, no mesmo local, como o Lívio Ravache. Obrigado por estas lembranças.
    Mário Sérgio Porto

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo acervo, eu estava procurando fotos antigas de VR e encontrei seu Blog. Nasci no Rio, mas morei de 1944 a 1965 na cidade, sendo que os últimos dez anos de forma esporádica, apenas nas férias, já que estudava no Rio.
    Meu pai foi um dos engenheiros da fundação e chegou a VP de Planejamento, então já no Rio, a a partir de 1966. Passei a infância no Laranjal, onde tinha vários amigos alguns ainda moram no mesmo local, como o Lívio Ravache. Obrigado pelas fotos são emocionantes.
    Mário Sérgio Porto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai era muito amigo de seu pai, Engº Lima Porto.
      ABÇ Francisco São Thiago (Linhares)

      Excluir
  30. Amei! Uma viagem e um reconhecimento pela cidade que me emocionou. Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Amei! Uma viagem no tempo e o reconhecimento pela cidade que aprendemos a amar. Emocionante. Abraço. Regina Vilarinhos

    ResponderExcluir
  32. Belas imagens... Emocionam voltarredondenses de qualquer geração!

    Já ouvi dizer que a fundação CSN tem bastante fotos antigas de VR.

    Vior Mello.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo excelente trabalho. Devemos sempre preservar nossa história.

    ResponderExcluir
  34. fotos são lembranças eterna ficou ótimo seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  35. A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE É BELÍSSIMA; PARABENS PELA INICIATIVA, VOCE ME FEZ VIAJAR NO TEMPO; MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  36. Tenho algumas fotos da construção da cidade, umas 2000,
    Gosta de Carros? então visite esta http://www.autowp.ru/ tem carros, caminhões e c a gente nunca viu.

    ResponderExcluir
  37. Maravilhoso o acervo, mas ...... Volta Redonda sem o Colégio Nossa Senhora do Rosário sua história fica incompleta. Abraço

    ResponderExcluir
  38. Pena não ter fotos dos barracos no acampamento central onde nasci em 1962(em casa).Estudei no Grupo Rio Grande do Norte e depois no Manoel marinho onde toquei por muitos anos na fanfarra e os inesquecíveis concursos de bandas e fanfarras no campo do recreio.

    ResponderExcluir
  39. Nao estou mais no brasil desde 1995, porém quando foi construida a CSN pensaram muito nos engenheiros e etc... pouco no operario e o fato de no ano 1988 terem privatizado o hospital da CSN, acabaram com o centro de puericultura, a banda da escola e etc. com a privatizaçao tirou do escritorio tantos coça coça, mais quem sofreu foi o pobre operario. Um abraço.

    ResponderExcluir
  40. Simplesmente FANTÁSTICO.
    Fiquei maravilhado pelas imagens aqui mostradas, parabenizo a autor do blog pela bela postagem.
    Sempre pesquisei a usina, principalmente pela importância histórica presente em cada "pedra" do mesmo, porem nunca havia visto fotografias da epóca(com o foco dia-a-dia da cidade).
    MARAVILHOSO
    Novamente parabéns.

    ResponderExcluir
  41. Até hoje na minha pobre visão política, quem iria consertar os problemas do Brasil, seriam: GETÚLIO e o TANCREDO...as grandes obras e as verdadeiras leis, o Getúlio quem fez...o Tancredo só iria concluir o restante...mas...o Congresso e o Judiciário é uma verdadeira piada e cabide de emprego.

    ResponderExcluir
  42. Show ! muito bom ! uma aula de história,é muito bom poder ver estas fotos.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo belo trabalho de fotos da Historia de nossa cidade de Volta Redonda .

    ResponderExcluir
  44. Estou morando no Guarujá,mas amo esta cidade ,parabéns

    ResponderExcluir
  45. Um filho e amante desta nossa terra parabeniza e agradece por este belo trabalho.

    ResponderExcluir
  46. Estou fazendo faculdade de Eng. Civil e essas fotos irao me ajudar a desenvolver um trabalho de Urbanismo.
    Nas primeiras fotos voce saberia me informar qual bairro seria?
    Voce teria alguma foto do bairro Laranjal, na epoca em que foi construido?
    Muito obrigada, e parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir
  47. Estou fazendo um trabalho na faculdade e essas fotos irao me ajudar bastante, porém, voce sabe informar qual o bairro das primeiras fotos?
    Sabe onde eu poderia encontrar fotos do bairro Laranjal ainda em construçao?
    Muito obrigada e parabéns pelas fotos!

    ResponderExcluir
  48. Cara, fala sério. Essas fotos antigas de Volta Redonda são demais! Um abraço.

    ResponderExcluir
  49. Amei as fotos nasci em 1962 morei perto do acampamento. Central e aos 7 anos mudei para o conforto e hj moro na Vila santa cecilia

    ResponderExcluir
  50. Vim de Minas Gerais aos 18 anos q em Volta Redonda construi a minha vida profissional, depois de 10 anos mudei de Salvador onde retornei a Volta Redonda 15 anos depois. Hoje me considero mais Volta Redondense do que mineiro, amo esta cidade e não pretendo nunca sair desta cidade. Parabéns ao Flávio, seu trabalho foi demias.

    ResponderExcluir
  51. Olá Flavio
    Só agora descobri essas fotos (depois de 5 anos!).
    Também nasci em VR, mas na década de 60.
    Meu tio foi um dos arquitetos da cidade, que construiu o Posto de Puericultura entre outras coisas
    Gostaria de encontrar pessoas que participavam do Basquete da CSN na época de 50 e poucos, pois meu pai era jogador e também era piloto do Aero Clube (que infelizmente já nao existe mais).
    Ficaria contente se encontrasse algum amigo da época de meu pai, que faleceu muito cedo.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário a respeito dessa postagem.