Sobre o conteúdo do meu Moleskine

Aqui tem de tudo, é um moleskine mesmo. A diferença é que ele vai no meu bolso e no seu também, pois você pode comentar à vontade.


Obrigado pela visita e um abraço!



A LASER!!!

O automóvel, talvez o objeto mais cobiçado de todos os tempos, está evoluindo a passos largos. E algumas soluções vieram para ficar!

Nos primeiros anos, as melhorias foram apenas mecânicas, porém significativas. O freio a disco, os pneus radiais, a direção servo assistida e o câmbio automático são exemplos presentes dessa evolução.

Com a expansão do uso da eletricidade, vieram os acionamentos elétricos (bancos, compressores, tetos, malas, etc), substituição de bombas de combustível mecânicas, sistemas de refrigeração mais eficientes, iluminação mais eficiente, etc.

Mais recentemente, com a adoção da eletrônica, a construção do automóvel deu um salto de qualidade e novas soluções permitiram a substituição do platinado, do carburador, sem falar na segurança que aumentou radicalmente com adoção do ABS, do Air-Bag e outros dispositivos eletrônicos que atuam na dirigibilidade em momentos críticos.

Paralelo a isso, a evolução dos materiais tem permitido o aumento da tecnologia na construção dos automóveis. O uso da cerâmica, da fibra de carbono e novas ligas de metal, mudaram bastante a segurança, a durabilidade e a eficiência dos projetos, principalmente nas partes mecânicas. O BMW Lovos, por exemplo, é um protótipo recoberto com escamas móveis que são, na verdade, placas que colhem energia solar. Será que vai decolar??

Inevitavelmente a indústris automotiva está mergulhando na tecnologia. A última que tive notícia é a adoção do laser, que estará substituindo as tradicionais velas de ignição. Sim, as futuras velas terão um feixe de laser que, além de queimar melhor o combustível dentro da câmara de combustão, fará a leitura instantânea de como essa queima está ocorrendo, podendo alterar a sua intensidade, comprimento, formato de distribuição do feixe entre outras variações possíveis. Vamos aguardar para testar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário a respeito dessa postagem.