Sobre o conteúdo do meu Moleskine

Aqui tem de tudo, é um moleskine mesmo. A diferença é que ele vai no meu bolso e no seu também, pois você pode comentar à vontade.


Obrigado pela visita e um abraço!



Nictheroy

Eu achei que seria legal eu fazer um post sobre Niterói, onde moro. Afinal, eu tenho algumas fotos bem legais da cidade. E como a Internet sempre colabora, resolvi procurar mais algumas fotos para completar as que tirei. Eu já havia salvado algumas fotos bem interessantes, até eu me deparar com esta:

Atual Praça Araribóia e a Estação das Barcas


Encantadora, não? Pois é, nesse momento eu defini o teor do post. Aí estão:


Ponta da Areia - 1919



Icaraí no final do século XIX



Igreja de São Francisco Xavier (Praia de São Francisco)



Estação do Ferry



Alameda - 1909



Ingá, Praia das Flechas (duas fotos)



Praça do Rink - Acervo da FAN, tirada por Manuel Fonseca. A referência de data que tenho é de 1956, mas não é certeza.


Praça Martim Afonso - 1949


Piratininga - 1960



Camboinhas - 1958 (duas fotos)




Caio Martins, 1955 (foto de Manuel Fonseca)


Estação das Barcas
Praia de Icaraí (década de 10)

Praia de "Icarahy" (década de 50)
Praia de Icaraí em 1950
O trampolim de Icaraí, demolido nos anos 60.


Mercado de Peixes


Itapuca


Boa Viagem - 1957

Boa Viagem. Belíssima foto tirada em 1957, por Manoel Bastos. A foto pertence ao acervo da Fundação de Arte de Niterói.


O túnel de São Francisco (a foto mais nova)

Fontes: FAN - Fundação de Arte de Niterói, Brasilcult, pt.wikibooks, Museu de Nacional de belas Artes do RJ, MASP, oslissomos.fotopage.

10 comentários:

  1. A foto da Boa Viagem, que consta como "sem referência de data", na verdade é de 1957 e foi tirada por Manoel Bastos. A foto pertence ao acervo da Fundação de Arte de Niterói, da Prefeitura Municipal de Niterói. São também da FAN as fotos da Praça do Rink e do Caio Martins, ambas tiradas por Manuel Fonseca, sendo que a do Rink não sabemos a data, mas a do Caio Martins é de 1955.
    Pedimos que, na medida do possível, os créditos de autoria e propriedade constem do blog.
    Atenciosamente,
    Maurício Vasquez
    Chefe da Divisão de Documentação e Pesquisa da FAN

    ResponderExcluir
  2. Caro Maurício,

    É um prazer tê-lo aqui no Moleskine.

    Os créditos já foram dados e só tenho a agradecer a sua contribuição na identificação das fotos.

    Um grande abraço,
    Flávio Furtado.

    ResponderExcluir
  3. Flávio.


    Obrigada pela excelente idéia de criar um blog sobre a nossa querida cidade. Faço Biblioteconomia na UFF e estava as voltas procurando fotos antigas para uma pesquisa. O conteudo disponibilizado por você foi fundamental. Parabéns pela excelente idéia.

    Ana Esther

    ResponderExcluir
  4. Prezados
    Niteroiense e, agora, "Ilheense" (BA), fico emocionado de saber aonde recorrer nos momentos de nostalgia da "terra-mãe"
    Obrigado e parabéns!
    Caio Alvares, Icaraí - Ilhéus

    ResponderExcluir
  5. Prezado Caio,

    Seja bem vindo ao Moleskine Eletrônico. No marcador "Niterói" você vai encontrar várias postagens relacionadas à cidade. Sinta-se em casa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Celina,

    Eu sei exatamente o que é isso. Moro em Niterói, mas trago de Volta Redonda-RJ todas as lembranças da minha querida infância e adolescência. Para amenizar os meus apertos, reuni algumas fotos de lá também: http://moleskineletronico.blogspot.com/2010/10/volta-redonda-rj-anos-40-50-e-60.html

    Um abraço, seja bem vinda por aqui.
    Flávio.

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávio!Quero parabeniza-lo pela ótima idéia de postar no seu blog fotos antigas de Niterói a querida cidade que nasci. Nasci em 59 e qdo era criança fazia sempre o percurso Niterói/Rio pois o meu pai na época trabalha nas Barcas. Hoje moro em Natal/RN e só através de blog como o seu tenho a oportunidade de matar a saudade e reviver a minha infância. Obgda pela delicadeza e sensibilidade de reunir estas relíquias para que todos que acessarem o seu blog tenha este privilegio visual.Abços!

    ResponderExcluir
  8. Célia,

    Eu é que fico feliz em poder levar um pouco de Niterói até você. Obrigado.

    Se você clicar no link "Niterói", na barra lateral, verá várias outras fotos tiradas por aqui. Aproveite e seja muito bem vinda.

    Flávio.

    ResponderExcluir
  9. Moro há 36 anos em Brasília, mas meu coração continua em Niterói. É muito gostoso ver imagens dos meus tempos de menino e adolescente, e algumas até mais antigas que meus avós. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário a respeito dessa postagem.